Treinamento E Qualificacao De Funcionarios Por Que Investir.jpeg

Treinamento e qualificação de funcionários: por que investir?

Até alguns anos atrás o treinamento e a qualificação de funcionários eram percebidos como uma despesa para as empresas.

Paulatinamente, os setores de recursos humanos conseguiram reverter essa situação mostrando que, na verdade, isso se tratava de um investimento para as organizações.

Neste post vamos abordar um pouco sobre treinamento e qualificação de funcionários e por que se deve investir em mão de obra. Confira!

Recursos humanos: o maior ativo das empresas

O capital humano — ou os recursos humanos — é o principal ativo das empresas. O sucesso ou não de um empreendimento pode ser definido pela qualidade das pessoas que administram ou que operam o negócio.

Uma equipe engajada, unida e determinada faz toda a diferença, principalmente em um momento de dificuldade como o que estamos vivendo atualmente.

Nenhuma máquina ou sistema vai executar as suas tarefas sem que haja o envolvimento das pessoas. Por isso, é fundamental qualificá-las da melhor maneira possível para exercerem suas atividades.

Por que investir em treinamento e qualificação?

Investir no desenvolvimento e na capacitação das pessoas traz vários benefícios para as organizações. Entre vários, podemos destacar:

Tudo isso pode ser alcançado com a realização constante de cursos, treinamentos e participação de eventos externos para a troca de experiência. Congressos técnicos e seminários comportamentais também são excelentes oportunidades para a evolução profissional dos colaboradores.

A evolução tecnológica e as novas ferramentas que estão sendo desenvolvidas possibilitam um melhor desempenho por parte dos colaboradores. Entretanto, isso só será possível se eles estiverem bem treinados e bem qualificados para operar estas ferramentas.

Não adianta colocar um computador de último modelo ou uma máquina cheia de tecnologia para serem utilizados por uma pessoa que não saiba usá-lo. É preciso prepará-la para usufruir todas as suas potencialidades. E isso só é possível com a qualificação dos funcionários.

Como preparar seus colaboradores?

Há, no mercado, empresas especializadas em treinamento e aperfeiçoamento de recursos humanos. Além das faculdades e universidades com seus cursos de graduação e pós-graduação, existem instituições voltadas para a qualificação e formação.

Associações de classe e entidades representativas dos diversos setores da economia brasileira fornecem cursos de reciclagem e de atualização.

Na internet também há uma série de cursos, nas mais diversas áreas, gratuitos ou pagos, que também podem contribuir com a evolução dos seus profissionais.

Procure se informar sobre os cursos disponíveis. Entre em contato com as entidades. Pesquise na internet. Avalie a possibilidade da realização de cursos exclusivos para a sua empresa. Eles podem ser muito úteis, pois direcionam o conteúdo programático para o cenário de sua empresa.

Avalie se os fornecedores fazem um acompanhamento ou uma avaliação pós-treinamento com a sua equipe. Em alguns casos uma consultoria de recursos humanos pode ser muito interessante.

Agora que você já viu por que investir em treinamento e qualificação de funcionários, assine a nossa newsletter e fique constantemente informado sobre soluções na gestão de informações para a sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *